![Operação Secreta 610 / Studio Frank Havermans + RAAAF - Imagem 1 de 17](https://images.adsttc.com/media/images/54d2/e537/e58e/ce42/7000/015d/newsletter/PORTADA_Secret_Operation_610-01-%C2%A9_Michiel_de_Cleene.jpg?1423107367)
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Arquitetos: RAAAF, Studio Frank Havermans
- Área: 30 m²
- Ano: 2013
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Fotografias:Michiel de Cleene, René de Wit.
![Operação Secreta 610 / Studio Frank Havermans + RAAAF - Imagem 4 de 17](https://images.adsttc.com/media/images/54d2/e592/e58e/ce26/5800/014e/newsletter/Secret_Operation_610_Ren%C3%A9_de_Wit_.jpg?1423107457)
Descrição enviada pela equipe de projeto. Operação Secreta 610 é uma solução móvel radical para o desafio de transformar e regenerar o bunker Shelter 610, de aeronaves da antiga base aérea Soesterberg da OTAN, de um hangar de aviões de combate F15 em um espaço de trabalho experimental para as equipes menores.
![Operação Secreta 610 / Studio Frank Havermans + RAAAF - Imagem 9 de 17](https://images.adsttc.com/media/images/54d2/e642/e58e/ce26/5800/0151/newsletter/Secret_Operation_interior.jpg?1423107639)
Em 1994, as tropas americanas deixaram a Base Aérea de Soesterberg e, em 2008, as suas instalações de aviação foram desmanteladas. Agora, alguns anos mais tarde, o atual proprietário da província de Utrecht está dando o terreno de 500 ha de volta à natureza e aos moradores. A dinâmica predominante e mística da era da Guerra Fria desapareceu, mas a própria base é um exemplar único da arquitetura daquela época. A pista do aeroporto em forma de Y encontra-se escondida em uma paisagem camuflada especial projetada pela OTAN.
![Operação Secreta 610 / Studio Frank Havermans + RAAAF - Imagem 3 de 17](https://images.adsttc.com/media/images/54d2/e5be/e58e/ce26/5800/014f/newsletter/Secret_Operation_610-06-%C2%A9_Michiel_de_Cleene.jpg?1423107491)
Bunkers de aeronaves foram construídos aleatoriamente através do terreno, escondidos da vista por árvores para melhor protegê-los de bombardeios. Esta paisagem muito específica está sendo ameaçada por sua remodelação em uma 'nova natureza': a pista será parcialmente removida para criar mais espaços verdes e a maioria dos antigos bunkers de aeronaves serão selados sem reconhecimento de sua distinta herança histórica. Oito abrigos, no entanto, foram destinados para a reurbanização. Como designers foram contratados para projetar o interior de um desses abrigos, sentimos uma obrigação social de ir além dos abrigos, criando uma nova função e enfatizando a importância de toda a área.
![Operação Secreta 610 / Studio Frank Havermans + RAAAF - Imagem 7 de 17](https://images.adsttc.com/media/images/54d2/e5fc/e58e/ce8f/9c00/0177/medium_jpg/Secret_Operation_610_in_its_shelter.jpg?1423107569)
Logo após a escolha da comissão, a equipe de design começou a trabalhar na base no abrigo de aproximadamente 800 m². Projetando em mesas que trouxemos nós mesmos, logo percebemos que o abrigo não é necessariamente o lugar óbvio para o trabalho. A temperatura, umidade e acústica nem sempre são ideais, portanto muitas vezes é melhor estar fora do hangar. Dependendo do tempo é preferível trabalhar na parte inferior da base, no vazio da pista de três quilômetros ou algum outro local na natureza entre as árvores.
![Operação Secreta 610 / Studio Frank Havermans + RAAAF - Imagem 5 de 17](https://images.adsttc.com/media/images/54d2/e5a5/e58e/ce8f/9c00/0174/newsletter/Secret_Operation_610-03-%C2%A9_Michiel_de_Cleene.jpg?1423107469)
Para facilitar essa tarefa, foi desenvolvida uma unidade de trabalho móvel. Nós demos um novo significado para o hangar, atribuindo a ele um novo veículo. O objeto preto robusto - referindo-se ao imaginário militar e místico da Guerra Fria - contém um interior para trabalho, funcional e "básico" para um máximo de 10 pessoas. Com a sua superfície de 30 m², a unidade pode ser implementada tanto dentro como fora do hangar. Impulsionada por pistas caterpillar, move-se lentamente através das instalações.
![Operação Secreta 610 / Studio Frank Havermans + RAAAF - Imagem 14 de 17](https://images.adsttc.com/media/images/54d2/e616/e58e/ce8f/9c00/0178/newsletter/Secret_Operation_610_metal_frame.jpg?1423107591)
Projetar uma unidade móvel significa, literalmente, necessitar da pista de base como condição para a sua existência, fazer uma declaração sobre a conveniência de deixar este tecido único de estradas continuarem a existir em sua relação com a natureza. Nós projetamos o Shelter 610 como um monumento da Guerra Fria, deixando-o completamente intocado e apenas documentando suas características específicas. Aqui, a restrição torna-se um instrumento de design. A unidade de trabalho mantém todas as funções necessárias para seus usuários: uma mesa dobrável abaixo do teto, 10 cadeiras engenhosamente dobráveis e 4 lugares extras. A unidade está equipada com energia e aquecimento; outras instalações, como água corrente e banheiros também estão no Shelter 610.
![Operação Secreta 610 / Studio Frank Havermans + RAAAF - Imagem 6 de 17](https://images.adsttc.com/media/images/54d2/e5a9/e58e/ce42/7000/015e/newsletter/MDC_RietveldLS_013.jpg?1423107475)
Dentro do contexto da base aérea, a unidade de trabalho cria possibilidades de programas inovadores de pesquisa que seriam impossíveis de outra forma. Alunos da Delft University of Technology (Aeroespacial / CleanEra) estão ansiosos para usá-lo como um local temporário para desenvolver um programa inovador de aviação amigável ao meio-ambiente do século XXI, conhecido como "sem ruído, sem carbono, apenas voam ".
![Operação Secreta 610 / Studio Frank Havermans + RAAAF - Imagem 15 de 17](https://images.adsttc.com/media/images/54d2/e61e/e58e/ce42/7000/0161/newsletter/Secret_Operation_610_steel_construction.jpg?1423107599)
A antiga pista é o local de teste para o local de experimentos de aviação do estado. A Operação Secreta 610 e seu abrigo fornecem alojamento para pesquisadores de diferentes disciplinas, para realizarem experiências e desenvolverem idéias inovadoras. A combinação incomum de natureza e história da Guerra Fria proporciona um ambiente estimulante para o desenvolvimento do conhecimento sobre a natureza, tecnologia e aviação.